Depois de instalar o dispositivo no sistema, e executar o programa de instalação pela primeira vez, os drivers e serviços da Khomp serão adicionados na inicialização do sistema. Os procedimentos específicos variam de acordo com a versão do channel, e são melhor discriminados abaixo, pela versão específica.
Na série 4 do Channel, a instalação carrega os serviços básicos da Khomp, necessários para a detecção dos dispositivos e a configuração inicial do sistema. A partir deste ponto, basta acessar o KWebPortal através de um navegador web, apontando para o endereço IP do servidor no qual foi instalado o channel (ou localhost, caso esteja na mesma máquina), porta 14100, com usuário padrão "admin" e senha "khomp".
Esta interface permite adicionar os dispositivos presentes no sistema e/ou detectados na rede, e definir os parâmetros de configuração dos mesmos. Realizados estes procedimentos, é necessário iniciar o k3lserver - o que pode ser feito na seção "Monitoração", aba "Serviços" - e o Asterisk®.
Atualizações no sistema, como adicionar ou remover dispositivos, ou alterar parâmetros de configuração, são realizadas na mesma página do KWebPortal, sendo necessário apenas reiniciar o k3lserver e o Asterisk® quando:
IMPORTANTE: Para ativar todos os recursos disponibilizados pela Khomp, incluindo a monitoração, é preciso iniciar o Asterisk após iniciar o k3lserver, pois há uma dependência mútua entre ambos serviços. Caso contrário, o k3lserver, apesar de iniciado, não atenderá as requisições de outros processos.
Se todas estas etapas foram executadas com sucesso, prossiga para o item Utilizando o channel da Khomp. Caso algum problema ocorra, consulte o Solução de problemas.
Na série 3 do Channel ou anteriores, uma tela de configuração básica será apresentada ao final do processo de instalação. Nessa tela é possível configurar parâmetros de sinalização - no caso de existirem dispositivos E1 - e/ou realizar o ajuste de cadências - no caso de existirem dispositivos FXO.
Ao final da tela de configuração, ou caso não existam dispositivos FXO ou E1 no sistema, a instalação prosseguirá, e os serviços básicos da Khomp serão iniciados automaticamente.
Caso seja necessária uma atualização do sistema, um novo dispositivo ou modificar um parâmetro de configuração, é possível utilizar a ferramenta de configuração k3lconfig. Essa ferramenta permite a configuração de todos os parâmetros das placas Khomp, permitindo ao usuário apenas configurar os parâmetros necessários.
IMPORTANTE: Após qualquer mudança de configuração é necessário reiniciar o kserver e o Asterisk;
Se todas estas etapas foram executadas com sucesso, prossiga para o item Utilizando o channel da Khomp. Caso algum problema ocorra, consulte o Solução de problemas.
Após a instalação e inicialização dos serviços necessários pela Khomp, o Asterisk já pode ser carregado ou inicializado.
Após a inicialização do Asterisk, pode-se verificar se o módulo da Khomp foi carregado através do seguinte comando:
asterisk-pbx*CLI> show modules
Deverá existir uma linha com as seguintes informações:
chan_khomp.so Khomp Channel Driver
Para verificar se o Asterisk reconheceu todas os dispositivos, digite:
asterisk-pbx*CLI> khomp summary
A saída desse comando mostrará detalhes de todos dispositivos reconhecidos.
No caso de um dispositivo de tronco E1, pode-se verificar o estado dos links com o seguinte comando:
asterisk-pbx*CLI> khomp links show
O estado dos canais individuais, por sua vez, pode ser aferido com o comando:
asterisk-pbx*CLI> khomp channels show
Para mais detalhes sobre os comandos do channel da khomp digite no console do Asterisk:
asterisk-pbx*CLI> help khomp